Porto | Fotografia: Aperture Vintage/ Unsplash
Evasão

Sabes o que tens de levar para a noite de São João?

Além dos martelinhos, há outro objeto que podes levar para a noite de São João. Sabes qual é e a sua história?

Na noite e madrugada de sexta-feira para sábado celebra-se o São João. Além dos martelinhos de plásticos que abundam pelas ruas, sabes mais sobre a tradição desta noite?

O alho porro é um importante elemento da tradição, sendo um garante de conseguir espantar o mau olhado e de proteção para todo o ano. Apesar de este símbolo da noite de São João ter sido progressivamente substituído pelo martelinho, o alho porro é o mesmo que um alho francês, tirando que nesta noite “está espigado”, explica um artigo publicado no Expresso.

"No século XIX havia muitos terrenos abandonados à volta do Porto onde o alho porro crescia a eito. Na noite de São João, as pessoas colhiam um alho porro e batiam com ele na cabeça daqueles com quem se cruzavam. Era uma forma de saudação, de cumprimento", detalha  o jornalista e estudiosos da cidade do Porto Germano Silva, citado no mesmo artigo. "Foram as rusgas (canções populares) que lhe deram uma conotação fálica, mas isso é secundário."

Gourmet

Vê como a melhor sommelier do mundo descobre vinhos em segundos

Num vídeo publicado nas redes sociais, podemos ver Nina Jensen, uma das melhores sommeliers do mundo, a fazer uma prova cega no concurso ASI Best Sommelier of the World.

Evasão