Paul Natkin, Getty
Gourmet

McDonald’s ou Burger King? Não precisamos da I.A para saber qual o melhor

Se a Inteligência Artificial (I.A) serve para um bem maior, que seja para revelar qual o melhor hambúrguer. E, se não der resposta, damos nós.

Antes de chegarmos a pódios, comecem por imaginar estas duas gigantes americanas a disputarem uma final nos Hunger Games. É um pouco o que aqui se passa. A fome de ganhar sempre foi muita e vence a equipa mais saborosa, sem nunca esquecer que nada é tão delicioso quanto uma boa campanha publicitária e é aí que a McDonald’s e a Burger King sempre levaram vantagem. A diferença é que, desta vez, os monstros da fast food estão mais provocadores e lutam bem mais perto e num frente a frente comandado pela Inteligência Artificial. O resultado é curioso, divertido e prova que o futuro da publicidade até pode tirar proveito de um Chat GPT, mas nunca dependeremos da I.A. para escolher o melhor hambúrguer...

Numa campanha de outdoors, a McDonald’s foi a primeira a colocar o Chat GPT à prova, o que não deixa de ser curioso e uma espécie de flashback à história da marca, já que a primeira a fazer nascer um hambúrguer é também aquela que lança o mote. Atenta às tendências, a McDonald’s decide perguntar ao Chat GPT qual “o hambúrguer mais icónico de todos os tempos”. “Provavelmente, o Bic Mac” é a resposta dada, seguida de uma pequena contextualização histórica de um hambúrguer que, mais do que uma sanduíche, também serve como uma referência económica. Curioso, talvez, mas nada que não soubéssemos antes.

A Burger King não ficou indiferente à campanha e deu início ao jogo. A gigante decidiu complementar a campanha da rival: “E qual o maior?”, perguntou ao Chat GPT. “O Whopper, da Burger King”, foi a reposta que serviu para um outdoor com design idêntico colado lado a lado ao da McDonald’s. Divertido, sim, mas ainda queremos saber qual é o melhor…

Para o Chat GPT “essa resposta é subjetiva”, mas, para nós, está claro que é a Subway. Confusos? Ainda não tínhamos para aqui chamado a maior cadeia de restaurantes do mundo porque chegou mais tarde a esta batalha, mas a tempo de roubar todas as atenções. Num terceiro outdoor, surge agora uma nova e também estratégica questão: “E como se comparam a um Footlong?” “Em termos de tamanho, ambos são signficativamenta mais pequenos.”

Por isso, se queremos ficar bem servidos, ainda não precisamos da I.A para nos dizer o que é melhor. Aliás, se quisermos, ainda lhe trocamos as voltas.

Nécessaire

“Jelly hair” é o penteado tendência que domina todo o tipo de cabelo

Este penteado invadiu as passerelles, saltou para o street style e promete dominar os cabelos mais rebeldes.

Gourmet