Gelados Santini
Gourmet

Fomos os primeiros a provar o novo sabor Uber Eats na fábrica da Santini

Fomos à fábrica da Santini em Carcavelos ver como se faz o verdadeiro gelado artesanal. No final, ainda provámos o novo sabor que está quase a chegar à Uber Eats.

O processo de fabrico dos gelados Santini na fábrica de Carcavelos é o mesmo há quase 75 anos, desde que Attilio Santini abriu a primeira loja no Estoril em 1949.

Os colaboradores começam a chegar às 7h e até às 8h já tudo está em pleno funcionamento para mais um dia de trabalho. A contrastar com as temperaturas elevadas da rua, dentro do edifício sente-se frio, tudo pela conservação e qualidade dos produtos que vão transformar-se no delicioso resultado final.

Logo à entrada da fábrica são escolhidas a dedo e provadas todas as matérias primas que vão dar origem ao gelado Santini. Se não tiverem a qualidade pretendida, não passam do primeiro posto de verificação.

Nenhuma fruta é congelada, mas a refrigeração é fundamental para garantir a sua maturação natural. Isto também significa que, inevitavelmente, é possível haver pequenas variações de sabor entre vários lotes de gelado, porque, embora a Santini tente sempre garantir que todos os produtos usados são iguais, não são utilizados conservantes ou outros químicos e é impossível controlar a natureza e os sinais do tempo na fruta.

É também por isso, e para não oxidar, que os gelados não ficam em exposição nas lojas. São naturais, frescos, feitos diariamente e também distribuídos diariamente para todo o país, sem que sejam guardados grandes quantidades de stock.

Na sala de preparação, todas as frutas passam por três fases de lavagem: uma primeira mais geral, depois uma desinfeção e no fim o enxaguamento. A seguir são cortadas à mão, descascadas ou picadas, retiradas as sementes e caroços, sem adição de corantes nem conservantes, de forma a garantir o sabor único dos gelados.

Daqui, partem para a sala mais secreta de todas, a da receita, onde os cozinheiros fazem a “magia” desenvolvida por Attilio Santini.

Embora não sejam revelados todos os segredos de confeção ao pormenor, o mundo Santini abriu portas à Versa e está aberto a todos que o queiram conhecer e saber como se faz este gelado, através de visitas guiadas à fábrica que podem ser marcadas através de um email.

É também nesta fábrica que é feito o doce de leite que acompanha alguns sabores- Demora cerca de oito horas a ferver até ficar no ponto, necessitando de uma pessoa responsável para o mexer. Já o caramelo é confecionado numa panela de cobre especial para garantir o sabor. Ambos são cozinhados num fogão a gás, para controlo total da temperatura.

Também os frutos secos são torrados na sede de Carcavelos e, até há pouco tempo, as bolachas eram lá fabricadas, mas o aumento da produção fez com que fosse necessária a ajuda de parceiros externos formados pela Santini. Mas, tal como o gelado, é tudo artesanal e por isso é normal ver bolachas com algumas imperfeições.

O novíssimo sabor de verão está quase a chegar à Uber Eats

Todos os equipamentos usados na fábrica são simples. Há balanças rudimentares, batedeiras e máquinas de fazer gelado tal como as que poderíamos usar em casa, com a diferença de tamanho, já que servem para produzir toneladas desta delícia fria. Algumas são da mesma gama de máquinas que operavam na loja do Tamariz há 74 anos, pelo que exigem grande experiência dos colaboradores.

Na fase final, há ainda necessidade de algum trabalho manual especializado. Os colaboradores são formados para manusear os gelados Santini, por terem uma textura diferente dos demais.

E a Versa pôde comprovar que a textura é, de facto diferente, já que o gelado acabado de sair de uma máquina mais parecia mousse de tão cremoso que estava.

O morango é o sabor best-seller, mesmo não estando disponível o ano todo. Além deste, segundo o site da Santini, existem mais 31 sabores fixos, que podem variar dependendo dos stocks das frutas, sem contar com as novidades que vão aparecendo regularmente, disponibilizadas muitas vezes só aos fins de semana ou em situações especiais.

É o caso do novíssimo sabor, o gelado de limonada com manjericão, que está quase a chegar. Mas atenção, só vai ser possível prová-lo através da Uber Eats e somente durante o verão.

Esta parceria permitiu ainda duas campanhas especiais: até ao final de julho 30% de desconto na caixa de gelados Santini e free delivery (em compras superiores a 15€) durante o mês de agosto.

Coolhunting

In a Barbie World… ou a dopamina de que precisamos

E eis que quando menos se espera (admito que possa ser só eu…), o mundo volta a ser cor-de-rosa. E naturalmente, a grande culpada é a Barbie. E o que talvez possa parecer à partida um certo retrocesso, seja apenas uma escolha do mundo para um (re)encantamento com o mundo. Continuo dividida…

Gourmet