Mesa de Natal | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Este é o segredo para cozinhar bacalhau no Natal sem o estragar

Cozer o bacalhau em água a ferver é um erro. Eis como o deves cozinhar de forma a reter todo o seu sabor.

Chegou aquela altura do ano em que o bacalhau estará na mesa de muitos portugueses. Mas será que sabes verdadeiramente cozinhar o tradicional bacalhau e aproveitar todo o seu esplendor de sabores?

Um artigo publicado no jornal Público detalha em pormenor como este pescado deve ser cozinhado e não, não se deve cozer o bacalhau em água a ferver, nem misturá-lo no mesmo tacho das couves e das batatas, escreve o jornalista gastronómico Edgardo Pacheco.

“ Ao ser curado durante meses em sal, o bacalhau sofre um primeiro processo de cozedura, pelo que, depois de reidratado, o calor que o vai cozer deve ser contido, com baixa temperatura e curta duração, caso contrário ficamos com um naco sem sabor, rijo e fibroso – que são algumas das razões pelas quais muita gente diz que não gosta de bacalhau (o bacalhau mete-se nos dentes e tal, pois)”, pode ler-se.

Atendendo ao que lemos anteriormente, afinal como deve ser cozinhado o bacalhau? Há várias formas de o fazer, mas a mais simples e a que o artigo em questão dá a conhecer é confitar o bacalhau no forno.

Para isso, basta colocar as postas de bacalhau sobre azeite numa travessa de ir ao forno. Por cima do bacalhau, pode temperar-se a gosto com alho, tomilho, alecrim ou louro, exemplifica o jornalista.

Com o forno a 150ºC, deixa-se o bacalhau no seu interior por 18 a 20 minutos. Findo o tempo, convém que o peixe descanse por cinco minutos e está pronto. E o que fazer ao azeite?

“Pode ser emulsionado com um batedor de varas ou com um batedor qualquer. Imaginemos que escaldamos umas ervas frescas (salsa, coentros ou salva) ou alho ou amêndoas e batemos tudo isso com o azeite cheio de sabor. O que sai daqui? Uma ‘maionese’ muito rica de azeite com os sucos do bacalhau e os temperos e só com produtos naturais”, refere o mesmo artigo.

Gourmet

O Natal também se faz de convívio e bons brindes, com Licor Beirão

  • 23 dez 2023, 00:38
Artigo patrocinado

O Licor Beirão volta a marcar presença no Wonderland com cocktails de fazer inveja a muitos bares, entre eles o grande protagonista: o Maracujão.

Gourmet