Café Santiago, no Porto | Fotografia: DR
Gourmet

São portugueses e são dos restaurantes mais lendários do mundo

Guia de viagens online TasteAtlas elaborou um ranking com 150 dos restaurantes mais lendários do mundo. Conheces os três restaurantes portugueses que figuram na lista?

O guia de viagens online TasteAtlas lançou no final de junho um ranking dedicado aos restaurantes mais lendários do mundo e, advinha, há estabelecimentos portugueses na lista.

Numa lista elaborada após uma intensa curadoria, foram selecionados 150 restaurantes considerados lendários devido ao percurso gastronómico único ao longo dos anos, justificando que sejam visitados pelo menos uma vez na vida.

O restaurante português mais bem posicionado na lista é o Café Santiago, no Porto, ocupando o 40.º lugar. Fundado em 1959, é conhecido pela sua francesinha, “ uma sanduíche rica e indulgente que é um símbolo da tradição culinária do Porto”, descreve o guia TasteAtlas. 

Mas há mais: a Adega das Gravatas, no bairro de Carnide, em Lisboa, surge umas posições abaixo em 44.º lugar. Esta casa fundada em 1908 é destacada pelo seu polvo à lagareiro e é apelidada de possuidora de “uma rica herança da gastronomia portuguesa”. O sabor e a textura tenra do polvo são definidos como os pontos fortes deste prato que “exemplifica os conhecimentos  do país em matéria de produtos do mar”.

Já bastante para o fim da lista, em 124.º, é referido outro restaurante lisboeta. O Bonjardim, localizado na Travessa de Santo Antão desde 1959 é mencionado nesta lista, sendo destacado pelo seu frango assado. 

No primeiro lugar do ranking consta o austríaco Figlmüller, de Viena, seguido pelo nova-iorquino Kat’z Delicatessen e pelo restaurante indonésio Warung Mak Beng.

Coolhunting

Wimbledon muda de cuecas, mas dress code continua a dividir opiniões

O dress code de Wimbledon finalmente sofre alterações. Mas o que era retrógado e desconfortável para uns, é imagem de marca para outros. Mudam-se as cuecas, não se mudam os tempos.

Gourmet