NASA | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

A dieta da NASA que fazia emagrecer depressa em pouco tempo

Criada nos anos 1960, esta dieta para astronautas tornou-se famosa devido à sua eficácia na perda de peso. Mas será que é recomendável nos dias que correm?

A NASA desenvolveu uma dieta para astronautas que pretende otimizar a ingestão de nutrientes dos alimentos com vista a minorar problemas de estômago, mas acabou por tornar-se conhecida por ter outros efeitos: a perda de peso.

Esta dieta desenvolvida nos anos 1960 pretendia reduzir a quantidade de gás produzida nos estômagos dos astronautas, uma vez que a sua libertação poderia prejudicar o equilíbrio da atmosfera dentro de uma estação espacial. 

Com uma duração de 13 dias, e permitindo perder peso de forma muito rápida, esta dieta rapidamente se tornou famosa. Consiste em evitar alimentos com gordura e açúcar, limitar a ingestão de hidratos de carbono, beber dois litros de água por dia e consumir não mais do que 500 calorias por dia. 

Mas será que esta dieta é recomendável? A perda de peso de forma acelerada é prejudicial para a saúde, podendo levar ao desenvolvimento de problemas de estômago, queda de cabelo e desidratação.

Outro aspeto a ter em conta é o facto de uma dieta com estas características não funcionar a longo prazo. Dietas restritivas surtem efeito no início, mas a longo prazo revelam-se nefastas. É muito fácil recuperar o peso perdido, fazendo com que mais gordura seka acumulada em zonas do corpo. Isto decorre do facto de o organismo acumular gordura que possa ser consumida em períodos de escassez.

Não ter acompanhamento profissional  na realização de uma dieta é um risco. A dieta em questão foi desenvolvida para um contexto específico com conhecimento disponível bastante diferente do atual. 

 

Coolhunting

ModaLisboa: extravagância do street style compete com a dos desfiles

Não são só os desfiles que nos inspiram numa ModaLisboa. Neste street style há irreverência e liberdade.

Nécessaire