Fotografia: Pexels
Nécessaire

É possível emagrecer depois dos 50 anos e a dieta não é tudo

Não são milagres ou dietas restritivas, são apenas hábitos que deves adotar a partir dos 50 anos. Porque sim, é possível emagrecer nessa idade.

Na pré-menopausa e na menopausa, é comum as mulheres ganharem peso uma vez que o organismo produz menos progesterona e mantém a produção de estrogénios. Contudo, é possível emagrecer a partir dos 50 anos, ao contrário do que muitos pensam. Basta adotar alguns hábitos.  

São dicas simples, mas que ajudam realmente a perder peso:  

1. Cortar as calorias 

As más notícias já correm por aí e é melhor consciencializares-te: a partir dos 50 anos o metabolismo desacelera consideravelmente. Isso significa que o número de calorias que consomes por dia não pode ser tão elevado como era habitual, sendo o ideal cortar o consumo diário para metade, segundo a Academia de Nutrição e Dietética norte-americana.  

2. Consome proteína 

Sim, acabamos de dizer para cortar calorias, mas dentro das que podes consumir deves incluir fontes de proteína. Isto porque te ajudam a manter a saciedade, assim como a massa muscular, que inevitavelmente se vai perdendo com a idade. É, pelo menos, esta a opinião dada pelos especialistas da Clínica Opción Médica à revista Telva, que dizem que entre as fontes que podes comer está a carne, o peixe, os ovos e lacticínios.  

3. Continua a praticar exercício físico 

Encontra uma modalidade de que gostes para manter a atividade física, mas reforça-a com treinos de força. Isto porque com a idade perde-se mais massa muscular e com este tipo de treinos vais aumentar a resistência óssea e prevenir lesões. “O objetivo deve ser manter a massa muscular”, diz o médico DeJosep na Everyday Health.  

4. Faz do sono a tua prioridade 

"Quando dormimos, continuamos a queimar calorias porque produzimos a hormona do crescimento, que mesmo em adultos mantém o metabolismo ativo. Mas só é preciso dormir o suficiente, nem muito nem pouco", refere Leticia Carrera, directora do centro Felicidad Carrera à Telva. No que diz respeito a número de horas, o ideal será dormir entre sete a oito horas por dia.

5. Verifica a tiroide 

Os problemas de tiroide podem dizer muito sobre o que acontece no organismo, como o consequente ganho ou perda de peso, estando o primeiro caso relacionado com hipotireoidismo, mas que pode ser resolvido. Deves, por isso, consultar um médico, fazer um exame à tiroide e ajustar a medicação, se for o caso, para prevenir o aumento de peso devido ao descontrolo dos níveis da tiroide.

Evasão

A maior lua cheia de 2023 chega esta quarta-feira

A superlua azul já será visível a partir de quarta-feira mas atingirá o seu máximo na madrugada de quinta-feira.

Nécessaire