Fit em 2024 | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Guia para ser fit em 2024 mesmo sem ir ao ginásio

Para ficar fit em 2024 não tens de ir ao ginásio, promessa de Versa. Temos cinco propostas alternativas que promovem a saúde do corpo e mente.

Há quem abomine a ideia de ir ginásio e consiga pôr numa lista as várias razões: a monotonia de exercícios; o correr numa passadeira sem destino; os gritos de quem levanta mais peso do que tolera; as aulas de grupo sempre cheias; e ainda a falta de regras de etiqueta nos balneários.

Mas não é preciso ir ao ginásio para manter a atividade física, nem aderir aos desportos do momento pouco amigos da carteira, com o padel ou o crossfit.  

São várias as práticas que podes juntar ao dia a dia que promovem uma vida mais saudável e, consequentemente, vão deixar-te mais fit em 2024. E não, não vamos falar-te dos básicos, como subir as escadas em vez de usar o elevador ou deixar o carro em casa e ir ao supermercado a pé.

A Versa pensou noutros métodos que te vão deixar com vontade de abandonar o sofá. 

Esquece o cronómetro e escolhe um podcast 

Termos tempo para nós não tem de ser necessariamente um momento de beleza, deitados no sofá com patches nos olhos. Pode ser algo tão simples como uma caminhada na companhia de um podcast.  

E como é que isto te deixa fit? Basta escolheres um podcast com episódios mais longos e fazer da duração o teu cronómetro, isto é, o início e o fim da caminhada. Sugestões? Tudo depende do teu objetivo, mas temos várias. 

  • Para quem se interessa por negócios e carreiras de sucesso, O CEO é o limite, com episódios entre os 30 e os 50 minutos;
  • Na categoria do humor, o Fuso, de Mariana Cabral (conhecida como Bumba na Fofinha), para uma caminhada curta de cerca de 30 minutos;
  • Para algo mais inspiracional, o Somos Infinitos, conversas conduzidas por Noor Palma, com cerca de uma hora;
  • Para deixar a mente ser levada e não se dar conta da atividade física durante 40 a 50 minutos, o recente podcast sobre fotografia, Narrativa.  

Adere aos grupos de caminhadas e corridas 

Não és fã de podcasts? Que não te falte companhia para manter a atividade física. Experimenta aderir a grupos de caminhadas e corridas e assim aproveitar para falar com estranhos. Diz um estudo que pessoas que têm um maior número de interações sociais diferentes, relatam níveis de bem-estar mais elevados. Ora, se puderes conhecer pessoas novas a fazer exercício, tanto melhor.  

Procura os grupos que existem onde vives. Por exemplo, em Benfica, Lisboa, estão à procura de novos membros para o Clube de Corrida e Caminhada, que se junta aos sábados de manhã. 

 

 

Pega numa bicicleta 

E se em 2024 fizeres da bicicleta o teu meio de transporte? Podes apostar numa própria ou recorrer ao sistema de bicicletas partilhadas disponível em várias cidades, como é o caso da rede Buga, em Aveiro, ou a Gira, em Lisboa.  

No caso destas últimas, existe até a vantagem de uma grande parte das bicicletas serem elétricas, adicionando alguma aventura à viagem, que pode ou não ter propósito. Tanto podes mover-te de bicicleta para um passeio, sem pensar no gasto de calorias ainda que esteja subjacente, ou para fazer tarefas do dia a dia, como ir às compras. Vantagens? Poupas combustível, tempo à procura de estacionamento para o carro e é bem mais rápido do que ir a pé.  

(Re)descobre a cidade  

Quando viajamos, a contagem de quilómetros percorridos ao final do dia deixa-nos sempre surpresos. E se sem ter de mudar de país, fizermos o mesmo nos sítios que nos rodeiam? É um bom pretexto para (re)descobrires a tua cidade e, quem sabe, reparar finalmente em pormenores a que nunca deste atenção ou encontrar estabelecimentos que abriram recentemente.

Se o fizeres em Lisboa, as sete colinas vão dar-te um empurrão na missão de ficar fit em 2024. Aqui vão algumas ideias.

 

Apanhar lixo  

Sim, leste bem. Apanhar lixo é uma forma de atividade física que te deixa a ti mais fit e ao planeta mais limpo em 2024. Podes fazê-lo numa caminhada pela floresta onde, infelizmente, é certo que vais encontrar embalagens e outros itens que foram indevidamente descartados. 

Veste roupa prática, pega numas luvas e num saco e parte nesta missão em que juntas os benefícios cardiovasculares de uma caminhada, a tonificação das pernas resultante dos agachamentos para apanhar o lixo, oxigénio puro ao andar ao ar livre e o silêncio que promove o bem-estar da mente.  

Gourmet

É aqui que se bebe um dos cafés mais caros e originais da Europa

A bebida que te vamos dar a conhecer é, atualmente, o café mais caro de Viena e dos mais caros da Europa, segundo o seu criador.

Nécessaire