Ansiedade | Fotografia: Pexels
Nécessaire

A técnica que ajuda a controlar a ansiedade e a adormecer num minuto

Não é necessário qualquer equipamento ou espaço específico para aplicar esta técnica, nem tampouco medicamentos. Vem descobri-la.

Em 2015, o especialista em medicina integrativa Andrew Weil desenvolveu um método baseado na respiração que atua como tranquilizante natural para o sistema nervoso e ainda ajuda a induzir o sono num minuto.

Oito anos depois de ter sido lançado, está de novo a tornar-se popular porque se comprovou que pode efetivamente acalmar e tranquilizar o corpo e a mente, afastar o stress e controlar a ansiedade, proporcionando um descanso produtivo.

Chama-se método 4-7-8 e, essencialmente, é um “exercício subtil quando o experimentamos pela primeira vez, mas que ganha força com a repetição e prática", explica Andrew Weil no seu site, onde o recomenda como um dos métodos infalíveis para adormecer.

Não é necessário qualquer equipamento ou espaço específico para a sua prática, mas recomenda-se que seja feito num ambiente descontraído. Aí, deve-se inspirar pelo nariz durante 4 segundos, suster a respiração (pausa) durante 7 segundos e expirar ruidosamente pela boca durante 8 segundos.

É provável que a técnica não seja executada na perfeição na primeira vez, mas, com a prática, o especialista garante que se irá tornar mais simples, fácil e relaxante.

Para Andrew Weil, "desenvolver esta técnica de respiração, praticando-a todos os dias, duas vezes por dia, será uma ferramenta muito útil. Utiliza-a sempre que acontecer algo perturbador - antes de reagir. Utiliza-a sempre que te aperceberes de uma tensão interna. Utiliza-a para te ajudar a adormecer. Utiliza-a para lidar com os desejos de comida. Ótimo para ansiedade ligeira a moderada, nunca é demais recomendar este exercício. Toda a gente pode beneficiar com ele."

Prontos para experimentar?

Design e Artes

The Crown: o romance de Kate e William na última temporada

A última temporada de The Crown vai ser dividida em duas partes e os primeiros quatro episódios chegam a 16 de novembro.

Nécessaire