Aloe vera
Nécessaire

Beber o sumo "milagre": podemos confiar na nova tendência?

Há uma nova tendência viral no TikTok que diz que beber sumo de aloe vera tem vários benefícios. A Versa foi saber a opinião de uma nutricionista.

Beber sumos verdes, água morna com limão ou shots de “imunidade” com uma elevada quantidade de cúrcuma são hábitos com os quais já vamos ficando familiarizados. Mas surge agora uma nova tendência: beber sumo de aloe vera.  

No TikTok os vídeos sobre esta ideia já contam com um total de mais de 60 milhões de visualizações, tudo devido aos alegados benefícios: ter uma pele mais limpa, com acentuada atuação contra a acne, e uma melhor saúde intestinal.   

 

Mas será que é mesmo boa ideia beber sumo de aloe vera, seja ele extraído diretamente da planta em casa ou proveniente de uma uma garrafa comprada num supermercado? A Versa foi obter respostas junto de uma nutricionista.

As poucas certezas que nos guiam 

Da alimentação aos cuidados de pele, quase tudo o que envolve a nossa saúde é ou deve ser alvo de investigações cientificas. No caso da aloe vera, que se diz melhorar a pele e a saúde intestinal, os estudos já começaram, mas é ainda precoce tirar conclusões. 

“Todos os estudos feitos até ao momento são estudos de tubo de ensaio, o que significa que na prática nada se sabe. Acredita-se realmente que esta planta apresenta propriedades anti-inflamatórias e é neste sentido que muitas pessoas (principalmente os antigos) a usam para aliviar alguns sintomas, como alergias na pele, prurido, queimaduras e até algumas feridas”, refere a nutricionista Helena Lopes.  

Usar a planta aloe vera para fins terapêuticos não é, assim, algo novo, o que muda é apenas a forma como é consumida. Há quem, em vez de usar topicamente na pele ou beber num sumo como sugere o TikTok, a tome como suplemento, tal como foi feito num estudo com um grupo de mulheres acima dos 40 anos, no qual se descobriu que “consumir aloe vera melhorou a produção de colágenio e reduziu o aparecimento de rugas”, refere Helena. 

Outra forma de dar uso à aloe vera foi testada por uma tiktoker, que usou gel de aloe vera com o objetivo de crescer as pestanas e que, ao final de um mês, verificou resultados notórios.  

 

 

Quanto à ingestão da aloe vera, o assunto é mais complexo. 

É um facto que esta é uma planta rica em antioxidantes e que estes são essenciais para combater os radicais livres (aqueles que levam ao envelhecimento), no entanto, não podemos estabelecer uma relação direta entre ambos.

“Não existe evidência que nos mostre os benefícios dos antioxidantes da ingestão da aloé vera no combate destes radicais livres”, refere a nutricionista.

Posso ou não beber sumo de aloe vera? 

Ainda que os estudos sejam pouco conclusivos, há nesta ideia viral uma questão que importa responder: é ou não seguro beber sumo de aloe vera? 

"É seguro beber o sumo de aloe vera, contudo, não se sabem bem os riscos e os benefícios”, sublinha Helena Lopes.

Fica por saber qual a quantidade segura e que produtos, sumos ou suplementos, se podem tomar, uma vez que até ao momento nenhuma fórmula é devidamente regulada por uma qualquer entidade, conforme nota Helena Lopes.

Apesar de reconhecer que, segundo as evidências, a aloe vera pode “realmente vir a ser mais um super alimento no futuro”, até aparecerem mais estudos Helena Lopes deixa uma recomendação. 

“Para já, quem gosta realmente de beber o sumo, que beba, desde que o faça por gosto e porque se sente bem e não por algum tipo de dieta milagrosa ou a pensar que vai resolver algum tipo de problema intestinal. Tentar privilegiar ao máximo uma dieta saudável e equilibrada, aliada ao exercício físico regular e a uma boa hidratação diária, são os três pilares para conseguimos não só garantir uma boa saúde intestinal, como melhorar a nossa pele”.  

Evasão

A praia portuguesa de água transparente descoberta por um náufrago

Reza a lenda que o nome desta praia terá surgido por causa de um naufrágio do qual sobreviveu apenas um homem que conseguiu lá chegar a nado, e nu.

Nécessaire