Batatas fritas | Fotografia: Unsplash
Gourmet

Como pode um prato de batatas fritas custar quase 200 euros?

Podia ser apenas um ingrediente a fazer destas batatas fritas as mais caras do mundo. Mas há muito mais na equação, desde a confeção até chegarem à mesa.

Confecionar batatas fritas não tem grande ciência: são precisas batatas, sal e óleo. Mas pelo corte da batata, o tipo e quantidade de óleo ou outros fatores que desconhecemos, é sabido que umas nos sabem melhor do que outras. É no ramo da fast food que as opiniões mais se dividem, mas e se dissermos que as batatas fritas também podem dar-se ao luxo de custar quase €200 a dose? 

Falamos das Crème dela Crème Pommes Frites, certificadas pelo Guinness World Records em 2021 como as batatas fritas mais caras do mundo. São servidas no restaurante Serendipity 3, em Nova Iorque, e à época custam $200 dólares, cerca de €189 à taxa de câmbio atual.  

 

Mas o que faz com que estas batatas fritas custem centenas de euros? Ouro? Sim, mas não só.

Têm também trufa, o fungo mais desejado nos dias que correm, que marca presença em pratos italianos e acabou também por chegar às batatas fritas. Contudo, isto não basta para um recorde mundial.  

O Serendipity 3 parece não ter nada a esconder, porque poucos ou mesmo nenhum segredo ficou por revelar sobre as Crème dela Crème Pommes Frites. Eis o que as torna especiais:  

  • São feitas com batatas da marca Chipperbec;
  • Cozidas previamente três vezes em pura gordura de ganso do sudoeste da França⁠; 
  • Fritas em Dom Perignon Champagne e J. LeBlanc French Champagne Ardenne Vinegar⁠; 
  • Cobertas com raspas de queijo Crete Senesi Pecorino Tartufello, lascas de trufas negras italianas de verão⁠ e sal trufado Guerande⁠;
  • Toppings de molho Mornay e pó de ouro comestível 23 quilates;
  • Servido no prato Baccarat Crystal Arabesque⁠.  
Gourmet

Tempo para um Chá exclusivo? O Ritz serve o Orchidée Impériale da Guerlain

Numa parceria com o Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, a Guerlain apresenta a sua mais recente coleção no Chá da Tarde ORCHIDÉE IMPÉRIALE. E, sim, há produtos de beleza e orquídias a inspirar doces e salgados.

Gourmet