Brigadeirando | Fotografia: D.R.
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Brigadeirando já não são só brigadeiros. É moda que se come e veste

Primeiro foram os brigadeiros, depois os bolos pequenos e de seguida os grandes. Em oito anos, muito mudou e há mais por vir na famosa Brigadeirando.

Brigadeirando é uma marca que tanto o ouvido, como a boca dos portugueses, já conhecem bem. Foi lançada em 2015 por Carolina Henke e está agora a celebrar oito anos de um sucesso que começou com mini tentações, os brigadeiros, e passou, entretanto, para pequenos e grandes bolos que parecem somente de decoração.  

Antes de se lançar no mercado, Carolina Henke já vendia brigadeiros num café no LX Factory, mas sentiu que queria passar do clássico para uma oferta mais vasta que saltasse à vista de quem por ali passasse.  

“Na minha cabeça, a ideia era as pessoas passarem aqui na rua e terem uma montra como se fosse a cozinha", começa por contar a fundadora à Versa no evento de celebração do aniversário da marca. “No fundo, quando criei a Brigadeirando, não era só o brigadeiro em si. Era uma experiência de tudo".  

Assim que conseguiu um espaço dentro do LX Factory (bem mais pequeno do que hoje em dia) para abrir o seu projeto, Carolina Henke meteu mãos à obra. E olhando para trás, percebe, e sente orgulho, na forma como mudou o hábito de consumo dos portugueses.  

Naquela altura existiam brigadeiros por cá, é certo, mas eram somente os tradicionais e nem sempre ganhavam a batalha ao lado dos pastéis de nata. Hoje, cada um tem o seu lugar e momento, do pós almoço aos casamentos.  

“É como sentir que a Brigadeirando contribuiu para os portugueses comerem brigadeiros como comem hoje em dia", diz Carolina.

Contudo, segundo a fundadora, foi fácil conquistar os portugueses, por estarem já habituados a uma pastelaria na qual não falta açúcar em doses certas, tal como acontece com os brigadeiros. Por isso, não havia como não agradar ao paladar.  

Passados oito anos, Carolina Henke celebra-os com lágrimas de alegria que refletem os desafios constantes que tem enfrentado. Não fosse ela uma criativa irrequieta.  

Do brigadeiro às coleções como na moda 

Todos os negócios têm os seu segredos para alcançar o sucesso e quisemos saber qual o da Brigadeirando ao fim destes oito anos. Será que está na receita?  

"Não, não tem segredo. Juro que é mesmo isso: leite condensado, chocolate e manteiga", revela a fundadora. 

Neste caso, a chave do sucesso é a experiência proporcionada, porque Carolina soube desde início que não queria só vender brigadeiros. Desejava também criar uma marca forte e com uma oferta vasta, começando então com pequenos brigadeiros de vários sabores, do caramelo salgado ao de lima e framboesa. Surgiram, depois os mini bolos, que são hoje em dia o best seller da marca.  

"Eu achava que os bolos eram sempre grandes. E pensei que se fosse um mini bolo, era a medida certa. Imaginava-os para levar a um almoço, para umas amigas, ou para lanchar. E foi por isso que criei o mini bolo”, conta.  

Dos pequenos passou para os grandes, que só de olhar já sabemos que são da Brigadeirando. São uma arte em forma de bolo, decorado com pétalas e flores inteiras, creme de pasteleiro trabalhado de forma cuidada e, claro, com mini brigadeiros no topo.  

Tudo depende das coleções, um outro conceito criado por Carolina Henke para diferenciar a marca.

“Na minha cabeça, a Brigadeirando não podia ser só para um aniversário. Ou uma festa. Acho que pode ser para um momento casual. Quando estamos em casa a um domingo, por exemplo", diz. “Por isso, criei as coleções. Na coleção outono e inverno temos um bolo de maçã, que tem mais que ver com esta altura fria", conta. 

A coleção outono/inverno, denominada Nobres Folias, é inspirada nos loucos anos 20 e composta por cinco mini bolos com nomes de rainhas, três charlotes, uma tarte de café, um pack de três tabletes de chocolate e quatro novos sabores de brigadeiro: baunilha, café, abóbora com côco e lótus biscoff. 

Tal como uma peça de roupa, os novos bolos desta coleção podem ser combinados livremente, uma vez que são os clientes que escolhem os sabores do interior, do clássico de chocolate com recheio de brigadeiro tradicional ao bolo de maçã com recheio de brigadeiro de baunilha.  

Mas, na verdade, há mesmo roupa dentro da Brigadeirando.  

Mais precisamente umas calças, que a fundadora usou na celebração dos oito anos de projeto. Foram feitas pela marca Sienna de propósito para o aniversário e deverão estar à venda no Market Stylista, já a 25 e 26 de novembro, juntamente com uma camisa para compôr o conjunto.  

Catarina Henke, fundadora da Brigadeirando, com as calças Sienna

As calças têm uma parte da assinatura da Brigadeirando, “na dúvida, seja doce” e se ainda assim houver dúvidas sobre que doce escolher na Brigadeirando, nada como o clássico ou um dos favoritos da fundadora: flor de sal ou beijinho (de coco). 

Como se novidades não bastassem... 

Já temos a nova coleção outono/inverno, as calças Sienna para celebrar os oito anos da Brigadeirando e, como se não bastasse, há ainda mais uma nova tentação: o brunch

Está de volta, desta vez aos sábados e domingos num novo espaço onde a Brigadeirando marca presença, a Viplant, um viveiro de plantas em Oeiras, e é óbvio que os bolos e brigadeiros da marca compõem este pequeno-almoço tardio.   

É impossível não estar já com água na boca e vai piorar assim que saltares para as imagens da galeria.  

A loja no LX Factory está aberta todos os dias das 10h às 19h e o espaço na Viplant está de portas abertas de terça a sexta-feira das 10h às 18h e ao fim de semana das 10h às 19h. Quanto às encomendas, podem ser feitas no site até às 15h dos dois dias úteis anteriores à data pretendida. 

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