No Convento é isso mesmo, trata-se do histórico Convento das Bernardas, fundado em 1653 e reconstruído após o terramoto de 1755, onde as suas paredes centenárias nos envolvem numa noite de experiências ligadas ao lugar, mas também gastronómicas. Afinal, o também conhecido como Mosteiro de Nossa Senhora da Nazaré e ocupado pela Ordem de Cister até meados do século XIX, é hoje um restaurante de conceito único em pleno coração da Madragoa, em Lisboa.
Assume-se como um refúgio contemplativo e sensorial, fundindo o terroir tradicional português e a cozinha francesa, uma nova e que se quer memorável forma de explorar sabores ricos num ambiente enigmático. A carta delineada pelo Chef Executivo Pedro Henrique Lima e executada pelo Chef Residente João de Oliveira, com o apoio dos Chefs consultores Alexis Gielbaum e Maxime Kien, dá primazia aos ingredientes frescos e de fornecedores locais criteriosamente selecionados.
O design de interiores vive dos tons terra e outros mais escuros, entre a história e as linhas contemporâneas, com uma decoração que une metal fundido, veludo e madeira – materiais.
bastante utilizados em conventos durante o século XVII – para criar um ambiente moderno e acolhedor. E há detalhes que foram deixados como sempre existiram, como o mural centenário da antecâmara, que se tornou o logótipo do No Convento, o teto original e o piso em tijoleira do século XVII (na primeira sala de jantar) e século XIX (na sala de jantar junto ao bar).
Neste encontro entre história e arte culinária, fizemos as nossas escolhas neste primeiro jantar No Convento. Primeiro o cocktail de assinatura Cilantro Sour com Mezcal, Absinto, Cordial de Coentros, Limão, Aquafaba e Óleo de Coentros. Para entrada Vieiras St. Jacques seladas com molho de coral e açafrão e pérolas de lima, servidas na concha; como prato principal Corvina da nossa costa, arroz de tomate assado, salicórnia de Aveiro com molho de espinafres, gengibre e ervas aromáticas; e um acompanhamento extra por curiosidade nossa Espargos grelhados com trufa e azeite do Esporão Trufado no No Convento. E todas as escolhas foram acertadas.
No Convento não é um restaurante para todos os dias, mas para voltar um destes dias.