Kristen Hollingshaus | Fotografia: Instagram @hauskris
Nécessaire

A nova moda do TikTok para emagrecer que até é saudável

Nas redes sociais podem nascer modas duvidosas e até perigosas, mas não é o caso desta, que até pode ajudar a ser mais saudável.

Não são sumos verdes, jejuns intermitentes de mais de 20 horas, não é um shot de azeite ao acordar, nem é o famoso Ozempic. Há uma moda no TikTok para emagrecer que é anterior a 2024, mas só agora está a dar resultados. 

Associada à hasgtag #walkingtreadmill, o mote desta trend é caminhar em casa sobre uma passadeira enquanto se fazem outras tarefas monótonas, incluindo trabalhar (e bem sabemos que uma boa parte das profissões implicam passar o dia sentado ao computador).

Parece assim que nem todas as modas do TikTok são descabidas ou até perigosas, porque esta não só combate o sedentarismo, como permite perder peso através de longas caminhadas pelas quais quase nem se dá conta.

Há relatos de quem tenha dado 11 mil passos durante quase 2h30, o que só num dia corresponde a metade do tempo de atividade física semanal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também de quem tenha conseguido emagrecer ao fim de alguns meses e ainda de quem simplesmente tenha percebido quão boa é a sensação de ter um "boost de energia natural" após as caminhadas. 

 

A ideia desta moda não é usar a passadeira para correr, apenas para caminhar, e fazê-lo enquanto estamos distraídos com outras atividades que normalmente não implicariam movimento, até, por exemplo, ver séries.

 

Caminhar enquanto se põem episódios em dia é um dos relatos mais frequentes no TikTok, que, mais uma vez, motiva a sermos ativos mesmo quando não temos de ser, no entanto, é preciso não esquecer que o corpo e mente também precisam de tirar partido dos momentos de lazer. Por isso, e para que a trend saudável não se converta em algo tóxico, é preciso ter presente, como em tudo, o equilíbrio. 

Quanto à passadeira, conhecida como walking pad, existe em plataformas como a própria marca WalkingPad, a Amazon ou a Decathlon

Gourmet

Nestes Santos Populares, Alfama não vive só de bifanas e sardinhas

Nunca errar fez tanto sentido, até errar no que comer nos Santos Populares. No final de contas, o erro leva a uma aprendizagem e desta experiência a VERSA levou uma para a vida.

Nécessaire