Pele | Fotografia: Pexels
Nécessaire

4 dicas para evitar o envelhecimento precoce da pele

Pode o envelhecimento da pele ser prevenido? Sim e tudo começa em casa, de acordo com duas especialistas em rejuvenescimento facial.

Só se estivessemos num permanente sono de beleza é que a nossa pele poderia ter uma eterna aparência jovem, alheia a todos os fatores que lhe são nocivos, desde o stress à alimentação desequilibrada.

Tudo isto leva ao envelhecimento precoce da pele, mas é possível combatê-lo com práticas simples no nosso dia a dia ou através de tratamentos estéticos adequados para cada tipo de pele, idade e necessidade. 

Quem o diz é a especialista em medicina estética Ana André Rodrigues e a terapeuta Ana Patrícia Ferreira, responsáveis pelo FaceLab by COANTAS, novo departamento de rejuvenescimento facial da Clínica Oftalmológica das Antas, no Porto. 

As especialistas defendem que para uma pele mais jovem por longos anos é obrigatório mantê-la limpa, hidratada e protegida, no entanto, isso não basta. Deixam, por isso, em comunicado, mais quatro dicas para evitar o envelhecimento precoce. 

Dica 1: protetor solar

A exposição solar é responsável pela produção de radicais livres, que induzem um processo específico denominado por stress oxidativo, que leva a um aumento das manchas, perda de elasticidade e brilho da pele, potenciando largamente um envelhecimento global da pele. No que diz respeito aos cuidados diários com a pele, o ponto-chave - transversal a todas as idades - é a utilização diária do protetor solar. Deve ser usado um fator elevado, não podendo ser esquecida a sua aplicação em áreas como o pescoço, orelhas e mãos e a sua reaplicação ao longo do dia. No caso específico de pacientes com hiperpigmentações/melasma, aconselha-se que seja ainda aplicado um protetor solar com cor – que funciona como duplo filtro de proteção.

Dica 2: desmaquilhar

Além da importância da aplicação do protetor solar e ter uma rotina de skincare adequada ao nosso estado da pele, não podemos esquecer pormenores simples como retirar a maquilhagem antes de dormir. 

Seguindo a linha dos cuidados no domicílio, incluir na rotina de skincare base produtos com potencial antioxidante, como a vitamina C e que promovam a renovação celular, como por exemplo o retinol. A longo prazo, vão ajudar a devolver um aspeto mais saudável e equilibrado à pele, reduzindo os sinais de envelhecimento. 

Dica 3: compensar perda de colagénio

No que diz respeito a tratamentos em consultório, a máxima é “prevenir é melhor que remediar”. Sabemos que a partir dos 25 anos há uma diminuição significativa da capacidade celular de produção de colagénio – défice esse que aumenta com o passar da idade – e leva a um envelhecimento global da estrutura da face. Percebemos, assim, que há vários momentos do envelhecimento em que podemos atuar e que não há idades certas: há tratamentos adaptados a cada necessidade.

Dica 4: cuidados simples na rotina diária 

Falando de outro ponto-chave na prevenção do envelhecimento, a flacidez cutânea e ligamentar são responsáveis pela perda de firmeza e o aspeto “derretido” do rosto, que se vai acentuando com o passar dos anos. Deste modo, a sua prevenção é um dos pilares do antienvelhecimento e deve ser uma prioridade nos tratamentos faciais desde as idades mais jovens.

De uma forma geral, o envelhecimento cutâneo deve ser prevenido com cuidados simples na rotina diária, mas que estão na base de qualquer tratamento em gabinete – e o seu sucesso. Uma pele saudável e cuidada é uma pele mais recetiva para os cuidados que lhe queiramos oferecer. 

Nécessaire

A lagoa é feia, mas um mergulho nesta água pode ser "milagroso"

Nadar nestas águas é como mergulhar num lago de óleo hidratante. Esquece os cenários paradisíacos: aqui o que se procura é uma pele suave.

Nécessaire