Edição: Vasco dos Santos
ViceVersa

Dermaplaning: o fenómeno do TikTok que promete uma pele perfeita

Já te deparaste com vídeos de mulheres a retirar pelos faciais com uma lâmina? Hoje, explicamos que técnica é esta.

Se usas regularmente o TikTok para consumir conteúdos de beleza ou de maquilhagem, é quase garantido que tenhas visto vídeos de dermaplaning. Embora não seja uma técnica propriamente inovadora, ganhou muita força nos últimos tempos devido a esta rede social, sobretudo porque mostra mulheres a retirar pelos faciais com uma lâmina bem afiada para melhorar a textura da pele.

A #dermaplaning no TikTok tem mais de 3.5 mil milhões de visualizações e quem usa a técnica garante que muda drasticamente a aparência da pele e que a maquilhagem até passa a assentar muito melhor. Mas como funciona? Terá mesmo resultados surpreendentes?

 

Para esclarecer as dúvidas mais frequentes, a Versa falou com a Dra. Mariana Alves, médica pós graduada em Medicina Estética, da Blueberry Clinic.

Afinal, que técnica é esta?

O dermaplaning é uma exfoliação superficial, realizada com uma lâmina esterilizada. Consiste na retirada da camada mais superficial da pele, a camada córnea composta por células mortas e detritos celulares e pilosidade. Parece intenso, mas não é.

É um procedimento simples que demora cerca de 30 a 45 minutos e que pode ser repetido ao fim de 21 dias (tempo aproximado de renovação celular). É seguro e indolor, desde que realizado por um profissional habilitado.

Quais os benefícios?

Estimula a renovação celular e elimina as células mortas e a penugem facial. Facilita a entrada dos ativos presentes nos produtos de skincare devido à remoção das células mortas, melhorando a textura e tonalidade da pele, que fica com aspeto mais hidratado, brilhante e luminoso.

Quem não pode, ou não deve, fazer este procedimento?

Pessoas que sofram de psoríase, acne ativo, ou que tenham pele muito sensível, dermatites, rosácea, alergia ao níquel e melasma, no caso de não ter sido feita uma preparação prévia

Há riscos?

Ainda que seja raro, pode aparecer vermelhidão na pele, pequenos cortes, infeções, cicatrizes ou outras reações acneiformes. Deve evitar-se este género de procedimentos durante o verão pois há um maior risco de aparecimento de hiperpigmentação pós inflamatória.

"Deve evitar-se este género de procedimentos durante o verão pois há um maior risco de aparecimento de hiperpigmentação pós inflamatória"

Após o dermaplaning deve-se evitar a exposição solar durante alguns dias e usar sempre FPS 50+ várias vezes ao dia. Deve-se manter a pele bem hidratada e não usar exfoliantes.

É uma técnica interessante, que se assemelha a alguns peelings superficiais e traz bastantes benefícios estéticos quando realizada por um profissional experiente. Como para qualquer procedimento médico estético, devem evitar-se os testes caseiros sem nenhum tipo de preparação da pele e sem acompanhamento médico.

Nécessaire

Cinco óculos de sol de homem, da Gucci à Hawkers

Se estás a pensar em comprar uns novos óculos de sol, este artigo é para ti. Mostramos-te as novidades da estação, da Hawkers à Gucci.

ViceVersa