Fotografia: reprodução do filme 'Mad Money'
Coolhunting

Entre 101 formas de poupar, estas 5 são para implementares já

Poupar mais parece sempre impossível, mas acredita que consegues otimizar o orçamento se aplicares estas cinco dicas.

Adam Smith é o autor de uma lei que bem conhecemos, Lei da Oferta e da Procura, contudo, encontrámos um caso na qual não se aplica. É que por mais que procuremos melhores salários e qualidade de vida, a oferta são apenas aumentos de preços e impostos que levam a maiores dificuldades financeiras.  

Tendo em conta que não temos poder sobre as políticas económicas ─ a não ser no momento decisivo das eleições que se aproximam ─, resta-nos então poupar. Bem sabemos que parece impossível reduzir ainda mais os gastos, mas a Forbes descobriu mais de 100 formas de o fazer e partilha-as nestes tempos de aflição. 

A Versa analisou quais são as mais práticas e realistas para o dia a dia e reunimos cinco que podes implementar já. 

1. Revê o pacote de televisão e escolhe uma opção mais em conta  

Para esta dica, começamos por fazer-te duas questões: quantos canais estão incluídos no teu pacote de televisão? Quantos deles vês frequentemente? 

Apostamos que de todos os canais, aqueles que mais usas são os da televisão generalista e alguns dos que transmitem séries, filmes ou documentários. Ora, talvez esteja na altura de reveres o teu pacote de televisão e perceber se realmente precisas das centenas de canais à disposição pelos quais poderás estar a pagar desnecessariamente.  

2. Considera trocar o ginásio pelo exercício ao ar livre  

Compreendemos que ter um compromisso com o ginásio é uma das principais motivações para nos inscrevermos, mas encontrar um propósito também é uma boa forma de cumprir com os treinos sem ter uma subscrição.

Considera, por isso, trocar o ginásio pelo exercício ao ar livre, apostando em corridas, ou mesmo treinar em casa, através de exercícios com o peso do corpo.  

3. Escolhe produtos de marca branca em vez de marcas conhecidas 

Há certas marcas que podem ter um maior reconhecimento no mercado, mas isso não quer dizer que as chamadas “marcas brancas” não possam ter uma eficácia comprovada.

No que toca, por exemplo, aos cuidados com a pele, não faltam opções, desde o famoso Cien Q10, do Lidl, ao creme hidratante com ácido hialurónico da Mercadona, considerado o melhor de 2023. Faz as tuas escolhas, da skincare aos produtos para a casa.

4. Planeia bem as refeições  

Estarás a pensar que já fazes tudo ao teu alcance, mas temos a certeza de que há ainda mais estratégias de planeamento das refeições que te podem ajudar a poupar. Aqui vão algumas dicas: 

  • Cozinha em quantidade; 
  • Esgota o stock de comida antes de comprares mais;  
  • Aproveita as sobras para uma nova refeição; 
  • Usa o congelador para evitar desperdício de comida e dinheiro; 
  • Define um plafon máximo para comida de take away e de plataformas de entrega ao domicílio

5. Escolhe estadias ou férias locais em vez de viagens caras 

Poupar não é sinónimo de deixar de aproveitar a vida, pelo que as viagens não precisam de ficar de parte. Apenas tens de fazer as melhores opções. A Forbes sugere viagens para locais mais próximos e a Versa recomenda ainda que aproveites as promoções das companhias aéreas, assim como roteiros que incluam atividades gratuitas.  

Design e Artes

Nesta lista, encontras os melhores e os piores filmes do Festival de Sundance

Por ocasião da sua 40.ª edição, o Festival de Sundance divulgou uma lista dos melhores filmes com estreia no maior evento de cinema independente dos Estados Unidos.

Coolhunting