Tatuagem | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Agora, existe uma tinta que liga e desliga as tatuagens

A Magic Ink, uma tinta desenvolvida pelo tatuador Keith McCurdy e pelo cientista Carson Burns, permite redesenhar e ocultar as tatuagens da pele com recurso a uma luz ultravioleta.

Se até ao final dos anos 90 fazer tatuagens era considerado ilegal em cidades como Nova Iorque, quase 25 anos depois a realidade agora é outra. Fazer tatuagens é uma prática comum adotada por milhões de pessoas e os negócios em torno desta arte proliferam, com tatuadores a serem equiparados a verdadeiras estrelas.

 

E se nos últimos anos a indústria se desenvolveu, a mais recente inovação deixa toda a gente de boca aberta.  Tatuagens que podem ser ligadas, desligadas e redesenhadas são a última tendência criada pelo tatuador Keith "Bang Bang" McCurdy.

A Magic Ink, a primeira tinta de tatuagem regravável do mundo desaparece e volta a aparecer na pele quando exposta a comprimentos de onda de uma luz ultravioleta.

McCurdy, que já tatuou celebridades como Rihanna, Justin Bieber ou Selena Gomez, consegue assim redefinir o que é uma  tatuagem.

Quando McCurdy abriu a sua primeira loja em 2013, criou um estúdio de tatuagem que oferecia uma experiência aos seus clientes. Mas o artista queria também mudar a forma como se tatua. 

Tudo começou em 2018 quando McCurdy conheceu o cientista Carson Bruns, um professor assistente de engenharia mecânica no Instituto ATLAS da Universidade do Colorado Boulder, que desenvolveu uma tinta que reage à luz solar, criada com o intuito de ser uma ferramenta no combate do cancro da pele.

Enquanto Bruns encarou esta invenção como uma ferramenta médica, McCurdy viu potencial artístico nela. Depois de vários anos de investigação, em 2023 a dupla fundou a HYPRSKN, uma empresa de biotecnologia especializada em tintas de tatuagem inteligentes. A Magic Ink, como se chama esta nova tinta, contém uma partícula foto-cromática que quando sujeita a luz UV torna-se visível ou invisível.

Esta tinta está disponível através do site da marca e custa €93,95.

Design e Artes

Como pode um relógio de luxo dar sorte? A Chopard explica

Chopard celebra o novo ano chinês com um relógio de edição limitada e com ouro rosa de 10 quilates.

Design e Artes