SOI - Asian Street Food | Fotografia: Instagram
Gourmet

Neste restaurante em Lisboa, o picante não nos tira só as palavras

A comida quer-se com sabor e a cozinha asiática não poupa em especiarias, nem em picante. Caso ainda não conheces o teu limite de malaguetas, neste restaurante podes testar.

Os restaurantes de comida asiática vão-se multiplicando por todo o país, o que nos torna mais familiarizados com uma gastronomia diversa e que vai muito além de sushi, ramen ou pad thai. Na verdade, nem sequer nenhum destes pratos encontra-se no mais recente menu do SOI - Asian Street Food, restaurante do Grupo SushiCafé, no Cais do Sodré, em Lisboa.  

Aquilo que tem atraído tantos clientes no último mês ao restaurante é um novo menu e a curiosidade de conhecer não tanto os pratos em si, mas a forma como nos desafiam. O menu Picantómetro foi desenhado pelo chef Maurício Vale para os fãs de picante e a Versa decidiu testar quantas malaguetas são o nosso máximo.

Ser ambicioso também tem um limite

Antes de descrever qualquer prato ou sensação no paladar, é importante fazer uma breve nota.  

Somos verdadeiros entusiastas por picante, ao ponto de já termos provado um ramen de picante nível cinco em cinco e de na primeira refeição numa viagem pela Tailândia, carregarmos flocos de malagueta picante para cima de um pad thai sem saber o que nele já estava envolvido (e arcar com as consequências desse ato).  

Perante isto, ao surgir um menu denominado Picantómetro é o mesmo que dizer que tínhamos de perceber se aguentaríamos a intensidade dos novos cinco pratos, dois com símbolo de duas malaguetas e os restantes com três malaguetas de alerta.  

A aventura começou com Nepali Samosas de batata, espécie de pastel típico no Nepal, com beringela assada e especiarias, acompanhadas de chutney nepalês. E a malagueta usada? Dalle khursani e pimenta cereja de sikkim. Saboroso e bem recheado, deixou-nos ao início sem palavras para absorver todos os sabores e, depois, sem voz, momento em que percebemos que fomos ambiciosos: o molho picante era saboroso, o pastel pedia mais e demais foi então a quantidade. Diríamos assim que os três níveis de picante deste prato correspondem.  

Nos principais, veio o Thai Choo Chee Fish Curry, um prato do sul da Tailândia que consiste em peixe frito, com um molho de sabor aromático da lima kaffir, ao que se junta coco e picante, claro. É precisamente no molho que está o segredo (ou o picante neste caso), que apesar de ter três malaguetas, não anulou os sabores de que queríamos desfrutar.  

Vamos em dois pratos e o terceiro e último que provámos foi talvez das maiores surpresas: Tom Yum. Esta sopa do centro da Tailândia é feita com malaguetas bird eye chilli ou red thay chilli e não há colherada que não confirme o poder de uma malagueta de nível três. Mais uma vez, a voz foi ao limite, assim como o entusiasmo de sentir uma e outra vez os sabores aromáticos a palpitar sob o efeito do picante. 

Aqui, é Dia do Picante todos os dias  

O menu Picantómetro do Soi foi criado no âmbito do Dia Internacional da Comida Picante, celebrado a 16 de janeiro, pelo que fica apenas até ao final deste mês.  

Contudo, neste restaurante, o Dia do Picante pode ser todos os dias e do Picantómetro vão ficar os pratos Thai Choo Chee Fish Curry (€16,50) e Tom Yum (€16) para poderes testar os teus limites, embora o possas também fazer com outras opções da carta fixa.  

E se pelo meio ficares sem voz ou sem palavras, depressa voltam para que possas pedir mais um Moscow Mule ao bar.  

 

O SOI - Asian Street Food está aberto de domingo a quinta-feira das 12h às 18h e das 19h às 23h e à sexta-feira e sábado das 12h às 18h e das 19h às 24h. Podes também encomendar por Glovo.  

Evasão

Um dos melhores hoteis da Europa nasceu com a cor tendência 2024

Não penses mais nas férias de 2024. Apanha boleia das tendências do ano e segue para este hotel em Espanha instalado à beira-mar.

Gourmet