diVERSA. Bam&Boo | Edição imagem: Vasco dos Santos
Diversa

diVERSA. Podia ser mais uma marca sustentável, mas é a Bam&Boo

A marca portuguesa Bam&Boo assume-se como sustentável e diferenciadora. É direcionada para famílias e para ti, cuidador do planeta.

A indústria da cosmética e a ciência andam lado a lado há muitos anos, apresentado fórmulas complexas à base de inúmeros ingredientes. Contudo, nos dias que correm, há uma procura cada vez maior pelos cuidados do antigamente, isto é, produtos mais simples com ingredientes naturais.

Foi com esse propósito que nasceu a Bam&Boo, marca portuguesa lançada em 2017 por Fernando Ribeiro, Francisco Camacho e Nuno Catarino, que abandonaram cargos de liderança em diversas áreas para liderar a luta por um planeta mais verde.

 

"Queríamos criar um negócio que tivesse um conjunto de características fundamentais: contribuísse para a resolução do desperdício e lixo, para o problema ambiental; fosse um produto de recorrência e de uso diário; que fosse possível servir clientes em todo o mundo; acessível, quer fisicamente, quer financeiramente; que nos permitisse montar a operação e ter a sede em Portugal, trabalhando para o mundo", afirmam os fundadores à Versa.  

E assim foi. Lançaram a marca na altura em que a União Europeia começava o combate ao plástico de uso único — que já surtiu efeito ao ser proibida a venda destes materiais desde 2021 —, aproveitando, assim, a maior atenção dos consumidores para a sustentabilidade.  

A Bam&Boo nasce então online sob o mote Take Care, com produtos 100% naturais, vegan e cruelty free nas categorias de Oral, Skin, Hair e Beauty Care, focados nas famílias, já que também a marca provém de uma família.

"A Bam&Boo é uma marca familiar e o nome nasceu dentro dessa mesma dimensão, tendo como base três vertentes: família, natureza e humanização da marca”, explicam os fundadores. “Bam é a personificação do panda que se alimenta de bambu, um animal de força e, ao mesmo tempo, delicado, à semelhança da Mãe Natureza. A Boo vem da alcunha da filha de um dos sócios, Fernado Ribeiro. Está associada à criança e à sua sensibilidade. Bam&Boo significa união, força, proteção e vida da Mãe Natureza”.

O bestseller da sustentabilidade: um desodorizante  

Ao longo dos últimos anos, foram várias as marcas de cariz sustentável que surgiram no mercado, em particular com oferta de escovas de dentes de bambu. Este foi também o primeiro produto da marca portuguesa Bam&Boo, mas a marca não ficou por aqui, desde início assumiu a missão de fazer diferente em relação à restante oferta sustentável no mercado.

É um grande desafio criar produtos naturais utilizando apenas ou maioritariamente ingredientes naturais. Temos sido bem sucedidos graças ao esforço constante que fazemos de investigação e desenvolvimento nos nossos produtos", afirmam os fundadores.  

Desmistificando a ideia de que os cosméticos sustentáveis não cumprem o devido tratamento da pele por serem à base de produtos naturais, sem igual eficácia relativamente aos químicos, a Bam&Boo garante que os produtos funcionam, em particular dois dos que foram lançados em 2022: a pasta de dentes 100% natural e os desodorizantes naturais sólidos.

O nosso desodorizante é um dos produtos mais diferenciadores porque combina a utilização de uma fórmula natural baseada em ingredientes naturais eficazes, a utilização de uma embalagem mais amiga do ambiente e um formato de longa duração (uma embalagem dá para dois meses)”, dizem Fernando Ribeiro, Francisco Camacho e Nuno Catarino.  

Foram precisos dois anos para conseguir a fórmula, que, por sinal, chega em boa altura: na época natalícia.  

Onde encontrar a Bam&Boo  

Oferecer Bam&Boo é oferecer sustentabilidade através de produtos com uma menor pegada carbónica. As opções incluem creme ou barra hidratante corporal, esfoliante, sabonetes, discos de limpeza reutilizáveis, champô sólido, escova e pasta de dentes e, claro, o desodorizante que se tornou um bestseller.  

 

Em vez de escolher só um, é possível combinar vários produtos com os gift sets de Natal, nos quais estão incluídos o Great Shower, “uma verdadeira experiência termal", e o Earth Keeper, “para os filhos do planeta, os que não conseguem ficar parados e que estão constantemente à procura do seu próximo desafio".  

Os produtos Bam&Boo estão à venda no site e também em algumas lojas físicas, como na Wells, Go Natural, Perfumes & Companhia e, em breve, na Loja do Champô. 

Gourmet

Só os corajosos provam este chocolate - novo e único em Portugal

A marca de chocolates artesanais do resort de luxo Penha Longa acaba de lançar novidades e há uma tablete que certamente não deixará ninguém indiferente.

Diversa